quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Bíblia e Suas Versões - Parte IV


A Primeira Tradução Para o Português

a primeira tradução para o português
A primeira tradução integral da Bíblia em português foi realizada por João Ferreira de Almeida. Ao que tudo indica, o texto da Bíblia de Almeida chegou ao Brasil pela primeira vez em 1712, ainda que de forma acidental. Uma remessa de 150 exemplares do Evangelho de Mateus, impressa em Amsterdã e destinada ao povo de fala portuguesa das Índias Ocidentais, acabou aportando no Brasil. Acontece que o navio foi interceptado pelos franceses e conduzido a um porto brasileiro, no Rio de Janeiro ou em Salvador. Não se sabe quem ficou com as cópias do Evangelho de Mateus. Posteriormente, a Bíblia de Almeida passou a ser distribuída no Brasil pela Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira.

Almeida nasceu por volta de 1628, em Torre de Tavares, Portugal, e morreu em 1691, na cidade de Batávia (atual ilha de Java, Indonésia). Aos 14 anos, ao velejar entre Batávia e Malaca, na Malásia, ele leu um folheto protestante, em espanhol, intitulado "Diferencias de la Cristandad" (Diferenças da Cristandade). Este panfleto provocou um grande impacto em sua vida, então, ao chegar a Malaca, ele converteu-se à Igreja Reformista Holandesa, em 1642.
Com apenas 16 anos, João Ferreira de Almeida, deu início à tarefa de tradução do Novo Testamento e só depois do Antigo Testamento. Este projeto ocupou toda a sua vida. Em 1689, já com a saúde bastante abalada, Almeida deixou o trabalho missionário para se dedicar plenamente ao trabalho de tradução. Veio a morrer em 1691 enquanto traduzia o último capítulo de Ezequiel. Coube ao seu amigo Jacobus op den Akker completar a tradução em 1694.

Um fato curioso é que, em alguns escritos, e até mesmo na folha de rosto de suas Bíblias, Almeida aparece com o título de padre. Esse título também era usado pelos pastores protestantes nas Índias Orientais, naquele tempo. Assim, onde se lê “padre” deve-se entender “pastor”.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se a biblia da mulher tem na verçãos (revista e atualizada) desde já muito obrigada! Graça e paz!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sandra,
    A Bíblia da Mulher é na versão Revista e Atualizada. A Casa da Bíblia Online está com ótimos descontos. A Bíblia da Mulher Luxo/Média está de R$ 79,90 por R$ 64,90. Aproveite a promoção que é por tempo limitado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...