Pastor Sebastião Mendes Pereira, conhecido como Pr Bastos, deixou hoje o sofrimento deste mundo presente e partiu para estar junto ao Senhor e desfrutar das promessas divinas da vida porvir. Cearense, nascido em Fortaleza, no dia 03 de maio de 1921, serviu à igreja no Ceará em quase totalidade dos seu 89 anos de vida, cumprindo a carreira que lhe foi proposta pelo Senhor da seara.
Ainda na adolescência conheceu ao Senhor através da leitura do Novo Testamento. Experimentou as perseguições por abraçar a fé em Jesus Cristo, inclusive de seus pais, que posteriormente também compreenderam a mensagem da cruz.
Na Assembléia de Deus, ministério Templo Central, serviu como professor da Escola Bíblica Dominical, onde conheceu a estimada irmã Teresinha Félix Pereira, que veio a ser sua companheira com quem recebeu do Senhor a graça da paternidade.
Dirigiu a congregação da Varjota, depois pastoreou Betânia, em Itapipoca-Ce. E a partir de 1960 foi convidado para trabalhar na Igreja em Fortaleza, onde trabalhou na direção do trabalho ao lado do pastor Armando Chaves Cohen e, posteriormente, pastor Emiliano Ferreira da Costa. Assumindo a presidência da Assembléia de Deus no Ceará no ano de 1985 até ser chamado pelo Senhor.
Seus serviços à igreja no Ceará são incalculáveis. E por que não dizer a sociedade cearense? Visto que o próprio Estado, através da Assembléia Legislativa conferiu ao Pastor Bastos a Medalha Boticário Ferreira.
O pastor Bastos marcou toda uma geração de crentes em Cristo Jesus ao se estabelecer como um referencial de pastor na virtude sublime do amor. Não se consegue falar em pastor Bastos sem fazer referência ao amor que dedicava as pessoas. Até mesmo expresso no seu abraço pastoral tão peculiar.
Pastor Bastos, também era aquela pessoa, que todo mundo que gosta de ouvir história gostava de estar ao seu lado. Com sua memória incomparável, relatava histórias vividas por ele décadas antes como se tivesse sido ontem dado os detalhes guardados em sua lembrança.
Particularmente, nossas famílias, foram abençoadas pelo pastoreio do pastor Bastos. Por seu amor, dedicação e prudência.
Nos solidarizamos à família, amigos e igreja neste momento em que a dor da partida entristece nossos corações. Mas expressamos nossa alegria pelo pastor Bastos ter cumprido seu chamado e missão, e por ter palmilhado nesta terra com integridade sem macular o genuíno evangelho por todos os seus anos de ministério.
É, sem dúvida, um grande lamento para todos nós que fazemos a Assembléia de Deus Templo Central.
ResponderExcluirMeu pai, Pr. João Gonçalves Mendes, teve a honra de ser visto pelo Pr. Bastos, em 1975, pregando a Palavra de deus na Praça José de Alencar, lugar onde o Pr. Bastos apanhava o önibus para fazer seus deslocamentos. Alguns anos depois, o meu Pai foi abencoado e separado para o Santo Ministério.
Eu e minha esposa tivemos a honra se ser escolhidos como o último casal que o Pr. Bastos declarou Casados, marido e mulher, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, em 11 de fevereiro de 2006.
Estamos deveras honrados por ter sido abencoados pela Vida do Pastor Bastos.
Os céus certamente estão em festa.
Jesaias de A. Mendes
Rosemeyre N.S. Saraiva
AD Templo Central - Maracanaú-CE.
queria agradescer a deus por ter sido um dos doadores de sangue para o pastor infelizmente nao resitiu mas sangue salvara outra vida assim foi vontade dele
ResponderExcluirmarcelo bianchi voluntario doador de sangue igreja canaã a pedido pastor jeser gois